top of page
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Pinterest Icon
Sobre a Arte

ARTES INTEGRADAS

   O intuito desse projeto inicialmente é proporcionar a população uma programação cultural e diversificada cada vez em um município dando inicio a esse evento itinerante que começará na cidade de São João Del Rei-MG com destino a todas as cidades do Campos dos Vertentes e Estrada Real. 

  Dessa forma abriremos mais oportunidades de divulgar artistas de todas as áreas da cidades e região, que o tempo o publico cativo desse evento poderá escolher quais os artistas e bandas preferidas a cada evento realizado.

   Nessa mistura de estilos e linguagens o público terá acesso as melhores esquetes teatrais, stand UP, e ate mesmo espetáculos de teatro adulto e infantil, dança, circo, artes visuais, exposições, concursos Literários, danças folclóricas e claro, muita música, nessa primeira mostra iremos contar com artistas de áreas diferentes para que nosso projeto cultural seja um evento diversificado e bem eclético para a agenda cultural dos municipais onde tudo se tornara uma grande festa popular que celebrar toda a diversidade cultural brasileira.

    E com isso divulgar o artista local e seus projetos, nosso maior objetivo! 

 Um Pedacinho de Minas   

   Já ouvimos falar da diversidade e a criatividade do povo mineiro, mas o que coloca em posição de destaque é a riqueza do seu artesanato. Sabemos que a diferentes culturas e influências, mas o fato é que os produtos, produzidos em Minas Gerais, hoje, tem reconhecimento nacional e internacional.

Sempre ás vésperas de um feriado o fluxo de turistas no estado aumenta, todos veem conhecer nossas riquezas mineiras. E levar um pedacinho de minas com eles! 

   Minas Gerais não há apenas um produto principal pelo contrário, o artesanato no estado chama a atenção pela pluralidade, justamente por vir de diferentes frentes, como a cerâmica, tecelagem, entalhes madeira, pedras, rendas, panelas, arte sacra, reciclados e resíduos reaproveitados da indústria, couro e pele.

   Com isso, os produtores podem vender sua arte movimentando a cadeia produtiva do turismo e desenvolver economicamente a região, por meio da comercialização de produtos exclusivos.

   O turista que visita as terras mineiras pode ver de perto e apreciar, em variados pontos de Minas, os frutos das tradições familiares, técnicas e toda a beleza do artesanato local. 

ARTESANATO

   Mãos habilidosas tecem fios, criam tramas, moldam formas, esculpem objetos. O variado artesanato dos Campos das Vertentes revela traços do passado arraigados ao ofício do artesão.

A arte barroca inspira formas, gestos e cores aos santos e retábulos entalhados em cedro. Peças de prata sustentam a tradição da arte sacra colonial e móveis pintados lembram a beleza dos tetos das capelas e igrejas.

   A atividade manufatureira, desenvolvida no século XIX como alternativa para o esgotamento das minas de ouro, produz selas, arreios e outros artefatos de couro.

Objetos de estanho produzidos em São João del-Rei resgatam o uso do metal. A produção atual deriva da primeira fábrica, instalada na cidade nos anos 60, que elaborou moldes a partir de peças antigas da região.

   Em Tiradentes, a prata e o latão são matérias-primas de jóias, cálices, castiçais, vasos e cachepôs, forjados manualmente em modelos que se repetem de pai para filho. Da mesma maneira, peças de cerâmica lembram os tempos da água depositada em bilhas de barro e potes.

   O tradicional tear traz à memória a proibição portuguesa de instalar manufaturas na colônia. Colchas, toalhas, tapetes e redes são produzidos em teares por quase toda a comunidade de Resende Costa.

Em Coronel Xavier Chaves, as mulheres tecem a renda de abrolhos em panos rústicos de algodão, que se transformam em toalhas e forros para decorar a casa ao gosto mineiro.

 

Objetos de Madeira

   A madeira presta-se a utilidades variadas. Artesãos esculpem verdadeiras imagens barrocas, influenciados pela atividade artística do século XVIII. Esculturas populares remetem à cultura mineira: o tropeiro e seu cavalo, flores e frutos do cotidiano também servem de inspiração. Outra tradição são os móveis - rústicos, pintados ou mais sóbrios, produzidos em madeiras nobres.
 

Artefatos de Couro

   Em Prados, antigas selarias mantém viva a tradição de moldar o couro. A sugestiva frase 'selas, arreios e seus pertences', inscrita na fachada de alguns casarões, revela a variedade de artigos de montaria produzidos na cidade. Selas, estribos e cilhas são decorados com desenhos e finos recortes que marcam a superfície lisa do couro.

 

Cerâmica

   A tradição herdada de avô para pai e filho é mantida graças a dedicação de 'seu' Tião Paineiras, um respeitado artesão de Tiradentes. A argila é colhida perto de sua casa, misturada com água e colocada sobre o torno manual. Os pés dão velocidade ao girar constante e as mãos, acostumadas às formas, moldam e aprumam o barro que se transforma em potes, moringas e outras peças decorativas.

 

Peças de Metal

   A arte de forjar metais é tradição secular nos Campos das Vertentes. Depois do ouro, famílias inteiras viveram do artesanato da prata em Tiradentes, ainda hoje, uma tradição na cidade. Em São João del-Rei, a produção de peças em estanho resgatou e valorizou o uso do metal, transformado em requintados objetos de mesa. Outros artesãos dedicam-se a uma variada produção de peças decorativas em latão.

 

Tecelagem

   Tecidos e fios de algodão formam a trama básica dos teares mineiros, que permitem inovações constantes. Pontos e desenhos expressam a criatividade de artesãos anônimos, especialmente os de Resende Costa, que produzem peças variadas: umas alegres, outras sóbrias, umas rústicas, outras requintadas. Além do crochê, os 'tapetes de grade' são tradicionais em Prados. Em Coronel Xavier Chaves, o trabalho manual dispensa a armadura dos teares e as mãos tecem livremente delicadas rendas de abrolhos.

bottom of page